Como escolher o seu Integrador Fotovoltaico

Na hora de contratar a empresa que vai fazer o sistema fotovoltaico da sua casa ou da sua empresa, é preciso entender como funciona o processo de aquisição deste tipo de tecnologia. Quem são os agentes deste processo? Quais são os serviços ofertados por eles? Desta forma você vai poder fazer uma escolha consciente, e ter segurança em relação à qualidade daquilo que está contratando, não só nos equipamentos, mas também nos serviços.


Os Agentes do mercado fotovoltaico

  1. Vendedor: é aquele que faz a captação dos clientes, prepara as propostas comerciais e fecha os negócios. Normalmente possui conhecimento técnico limitado, mas suficiente para explicar superficialmente o funcionamento do sistema fotovoltaico para os clientes.
  2. Engenheiro Eletricista: profissional habilitado para projetar e assinar Responsabilidade Técnica pelos sistemas. Detém conhecimento profundo das ferramentas de dimensionamento de sistemas e da legislação atual pertinente. Faz também o acompanhamento do pedido de conexão do sistema fotovoltaico à rede da distribuidora local de energia.
  3. Instalador: profissional habilitado para executar o serviço de montagem do sistema fotovoltaico na Unidade Consumidora do cliente. Deve possuir certificações para trabalhar com instalações elétricas (NR-10) e para trabalhar em altura (NR-35). Possui conhecimentos acerca de ferramentas, materiais elétricos, dispositivos de proteção, etc.
  4. Integrador Fotovoltaico: é a empresa que reúne os três agentes acima, integrando os serviços específicos sob uma única marca. Isto pode ser feito através de contratos de prestação de serviço entre empresas distintas (representantes de venda que trabalham por comissão de venda, engenheiros autônomos e instaladores que cobram diárias). Mas também é possível uma única empresa ser composta por todos esses agentes, como é o caso da Sun Future. Além de facilitar a comunicação entre os agentes, aumenta o comprometimento na prestação dos serviços e reduz custos. Tudo isso é vantagem para você!
  5. Fornecedor dos kits fotovoltaicos: os equipamentos dentro de um sistema fotovoltaico normalmente são vendidos em kits fechados, para aproveitar vantagens fiscais de incentivo ao desenvolvimento do mercado fotovoltaico no Brasil. Os fornecedores destes kits normalmente são grandes revendedores de materiais elétricos, que importam os componentes separadamente e os revendem. Na grande maioria dos casos, esta revenda só é feita para clientes finais por intermédio de um Integrador Fotovoltaico, pois a figura do Integrador é essencial para a satisfação do cliente, a segurança da instalação, e a autorização de funcionamento do sistema junto à rede da distribuidora de energia.

Dicas na hora de pesquisar

Aqui vão algumas dicas para ajudar você a encontrar um Integrador Fotovoltaico que vai ajudá-lo de verdade:

  • Procure saber há quanto tempo a empresa está no mercado, e quantos sistemas tem instalados. Peça para visitar algum desses sistemas, e explicar como fica a conta de luz quando o sistema está funcionando. Fica mais fácil entender tudo, quando se vê na prática.
  • Pesquise sobre as marcas dos equipamentos oferecidos no orçamento do Integrador, principalmente os painéis fotovoltaicos e os inversores. Muitas vezes preços baixos escondem equipamentos de baixa qualidade, que não vão ter o desempenho prometido, e podem trazer surpresas desagradáveis na hora de se acionar uma garantia, em caso de falha.
  • Verifique junto à entidade de classe (CREA do seu estado) se o profissional responsável técnico pelo seu sistema é de fato habilitado para projetar sistemas de geração de energia elétrica.
  • Confira se os instaladores possuem as certificações mínimas para trabalho com instalações elétricas (NR-10) e trabalho em altura (NR-35). Isto é um forte indício de que a segurança tanto dos instaladores quanto dos usuários do sistema fotovoltaico não será negligenciada. Ninguém quer que um instalador se acidente enquanto trabalha na sua empresa, e, menos ainda, que alguma criança leve um choque acidental enquanto brinca próximo ao quadro de proteções elétricas do seu sistema.
  • Compare preços, mas não se iluda com orçamentos muito baratos. Um sistema fotovoltaico bem projetado e bem executado, com equipamentos de qualidade, é feito para trabalhar por 25 a 30 anos, em média, e trazer o máximo retorno financeiro para seu usuário. É um tempo de vida útil muito longo! Os equipamentos tem que ser de qualidade comprovada. O dimensionamento do sistema tem de ser feito para aproveitar da melhor maneira possível a irradiação solar disponível no seu imóvel. A instalação precisa ser feita com cuidado e prezar a segurança.